Desafio das palavras: Mulher, a primeira bússola (a versão dele)

https://pixabay.com/en/blonde-girl-young-woman-person-768681/

O homem (representante masculino da espécie humana) é, como todo macho, naturalmente forte, astuto, imperativo, sagaz, objetivo e bélico. Isto para citar alguns adjetivos possíveis. Suas diretivas básicas são: alimentar-se, afirmar-se e reproduzir-se. Eis uma máquina de guerra.
Daí, segundo relatos apócrifos, o Criador não gostou do produto e resolveu aperfeiçoá-lo.
A mulher (representante feminina da espécie humana) é, como toda fêmea, a luz de sua raça: holística, retórica, amável, perspicaz, altiva e, quando necessário, assume as características masculinas. Eis a versão melhorada do homo sapiens sapiens.
O homem é um poço de praticidade. Ele busca a eficiência dos processos que realiza de modo a atingir a utópica preguiça absoluta. No entanto, cabe-lhe ainda a dura missão de compreender a psique feminina, posto que é preciso convencê-la para que a espécie venha a se perpetuar. Às vezes, ele tem sorte no propósito.
A mulher transborda ideias. A sua figura é suficiente para que um homem exerça a arte do convencimento. É na sua cabeça que estão as faíscas que acendem as lâmpadas dos chamdados “XY”.
Ao homem, os cinco sentidos são importantes, pois isto é tudo que podem perceber ao seu redor.
A mulher tem poderes extrassensoriais: ela pressente, ela adivinha, ela combina os demais sentidos tal que nos lê na primeira impressão e nos desmente com a paciência de quem desfaz um novelo.
Pois bem: a mulher…se de uma costela tanta coisa é possível, imagine se o Criador resolvesse trabalhar com mais matéria-prima.
(É injusto atribuir-lhe um dia do calendário e dar-lhe mimos, considerando tudo o que representa. Em todos os benditos dias do ano seu esplendor é um presente para nós, homens! Como a maioria de nós podemos lembrar disso apenas num mísero oito de março?!)
Esta obra-prima do universo move céus e terra, é a razão da razão, o motivo dentre os motivos. Pra que mais? Nossa espécie evolui, mas nunca chegará aos pés do que é ser a usina da vida e da imaginação em sua maior expressão.
Mais que tudo, o homem só conhecerá e entenderá o amor verdadeiro por meio de uma mulher: a sua mãe, a sua companheira, sobretudo quando esta lhe dá um rebento.
E, seja rumo à árvore do conhecimento ou à ilha do amor, o homem encontrará na mulher o rumo a seguir, pois mais que ser homem, nós devemos almejar o patamar sublime que nossas bússolas ocupam desde o início dos tempos.

Paulino Solti x Camila Barretto

“Desafio das palavras” é um jogo proposto, com o objetivo de versar sobre temas vindos de fora pra dentro; inspirar-se ao contrário. Dois poetas, cada um com seu olhar sobre o tema/título.

Anúncios

Que tal?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s