Desafio das palavras: A decepção do “não” mal dado (a versão dele)

https://pixabay.com/en/woman-hand-leave-wall-glass-737437/

“Porque sim” determina. “Porque não” destrata. “Sei sim” dá esperança. “Sei não” aumenta a lacuna. “Diz que sim” é um pedido. “Diz que não” é se iludir.

“Não” nada mais é que um advérbio de modo. E o modo como se diz importa. Sou ser humano e, mais do que isso, evito negar aos meus aquilo que tenho. Nada é meu, nem mesmo minha vida.

Vivi de negativas a vida inteira; nada veio de graça, exceto o amor de mãe. Com isto e uns trocados no bolso, você vai pro mundo. Se foi bem criado, saberá que muitos “nãos” virão pelo caminho: alguns serão justos e proporcionais; outros serão ríspidos e transitivos.

O que fazer dos “nãos” ríspidos? Limonada. Um “não” vindo sem pensar é medo de perder, é medo de ganhar…se uma alma lhe nega acesso, siga o caminho do bem. Os bons sabem seguir.

O que fazer com os “nãos” transitivos, aqueles que não vieram de quem lhe entregou, mas de alguém lá na outra ponta, que decidiu repassar suas frustrações e medos a outro? Eu não repasso…sinto que devo frear a cadeia produtiva da depreciação dos meus irmãos de espécie.

Parece fácil dar conselhos, mas tudo isso é fruto daquelas dores convertidas em aprendizado. Quanto mais se ouve o não, mais se aprende a dizer sim…e vice-versa. Afinal, o que os mimados egoístas mais ouvem em sua criação? O “sim”. Quem mais estende a mão ao próximo? Os pobres, que tantos “nãos” acumulam em suas contas particulares.

Diga não à tentação de esconder o sim…o progresso em qualquer plano precisa ser aceito para ser bem feito. É preciso dizer sim a vida para vivê-la plenamente. Não use o “não” para reprimir o seu semelhante, mas para afastar o mal. Use o “sim” para ser livre.

Paulino Solti x Camila Barretto

“Desafio das palavras” é um jogo proposto, com o objetivo de versar sobre temas vindos de fora pra dentro; inspirar-se ao contrário. Dois poetas, cada um com seu olhar sobre o tema/título.

Anúncios

Que tal?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s